fbpx

Qual é maior nervo do corpo humano?

Sabe qual é o maior nervo do corpo humano?

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que vêm da coluna vertebral. Tem origem na região lombar da coluna vertebral, percorrendo a nádega, a perna e e, quando chega no joelho, se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. É graças a este nervo que os músculos das pernas se movem, permitindo articular os membros inferiores.

E é nesse trajeto todo que ele pode causar dor com sensação de formigamento, pontadas ou choque elétrico. Quando existe compressão ou inflamação deste nervo, surge a dor ciática.

O que é ciática?

Em geral, a ciática afeta apenas um dos lados do corpo, podendo acompanhar-se de sensações como perna dormente ou formigueiros, designados por parestesias. A ciática é uma dor que irradia ao longo do trajeto do nervo ciático.

A dor pode suceder na coluna lombar, quando há algum tipo de compressão sobre o nervo, provocada por uma hérnia discal, um tumor ou outro tipo de lesão.

Habitualmente, a ciática está associada à hérnia discal, uma saliência dos discos intervertebrais (articulações entre as vértebras que permitem a mobilidade e absorvem os choques e cargas), que ao comprimir as raízes do nervo provoca uma inflamação e, consequentemente, os sintomas acompanhantes.

Principais Sintomas

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem piorar durante a noite. A intensidade da dor é variável, podendo ir desde um simples incómodo até uma dor aguda, profunda e incapacitante. Tossir, fazer esforços, permanecer sentado por períodos prolongados podem agravar as queixas.

A ciática é tipicamente caracterizada por uma dor distal afetando apenas um lado, perna direita ou perna esquerda. A dor estende-se desde a região lombar, passando pela nádega, face posterior e/ou lateral da coxa e, obrigatoriamente, abaixo do joelho, pela perna e pé.

Frequentemente são referidos adormecimento, formigueiro, choque, sensação de diminuição da força ou “perna presa”.

O diagnóstico é realizado, habitualmente, pelo médico ortopedista (especialista em ortopedia), com base na clínica e exames auxiliares de diagnóstico.

  • Fatores de risco:

    • Posturas incorretas, mantidas e repetitivas
    • Sedentarismo;
    • Obesidade;
    • História prévia de dores lombares;
    • Esforços excessivos ou pouco regulados.

Habitualmente a ciática  resolve-se espontaneamente em alguns dias ou semanas.

O descanso  pode ser necessário, mas deve ser evitado por período prolongado. Restringir a atividade física, especialmente movimentos de flexão e transporte de pesos, e fazer medicação analgésica serão, por norma, suficientes. Adicionalmente podem ser prescritos medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou coletes e ortóteses de imobilização.

O relato das queixas pelo doente, complementado com uma avaliação clínica, é fundamental.

Pode haver necessidade da realização de exames complementares, para se obterem imagens rigorosas da coluna vertebral, dos nervos e das lesões que causam a dor ciática.

Tratamento da dor ciática

As medidas conservadoras, não cirúrgicas, resultam na maioria dos casos, não sendo necessário o recurso a cirurgia.

  1. Remédios – Os remédios devem ser indicados pelo ortopedista;
  2. Massagem – A massagem serve para aliviar a dor e melhorar a movimentação, porque relaxa os músculos das costas, pernas e glúteos, diminuindo assim a compressão do nervo;
  3. Exercícios – Quando a dor diminuir de intensidade, podem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular;
  4. Alimentação – é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo, que são principalmente as carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon.
  5. Cirurgia na coluna – Fica reservada somente para os casos mais graves.

O doente nunca deve tomar, em caso algum, qualquer tipo de medicação ou tentar qualquer tipo de tratamento caseiro ou natural sem aconselhamento do médico sob pena de poder agravar o seu estado clínico.

Na Clinica Sta Maria Adelaide tem os melhores especialistas em ortopedia, marque já a sua consulta.

Gostou? Partilhe o nosso artigo :) Obrigado

O QUE DIZEM OS NOSSOS PACIENTES

“A simpatia da equipa multidisciplinar e a delicadeza do corpo clínico, transmitem a confiança necessária para voltar sempre com a certeza que será sempre uma boa experiência.”

Daniel Pinhal

“Para mim a clínica Santa Maria Adelaide é sinónimo de confiança,profissionalismo e simpatia.

Agradeço o empenho de todos os que lá trabalham e com a certeza que voltarei sempre”

Carla Machado

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta13:00 – 21:00

  +351 911 949 443

Localização

Marcar Consulta

2021-04-26T13:52:32+00:00
Go to Top