fbpx

Saiba quando procurar um psiquiatra!

Priorizar a prevenção da saúde mental

É preciso ficar atento aos sinais que sugerem a necessidade de agendar uma consulta com psiquiatra.

É importante entender que, ao contrário do que muitos pensam, a Psiquiatria não é uma especialidade voltada para “loucos”. Sempre que alguém percebe que algo está errado com o seu corpo, seja uma dor  ou um incômodo que prejudique as atividades rotineiras, é natural que procure um médico para tratar o problema. No entanto, quando o assunto é saúde mental, a relutância costuma ser um pouco maior.

Apesar de os psiquiatras tratarem de doenças mentais graves, como esquizofrenia e demência, esses profissionais também são indicados para quem deseja combater a insônia, a ansiedade e a depressão.

A consulta de psiquiatria

A consulta com um especialista desta área segue os mesmos padrões das restantes consultas. Como as doenças ligadas à mente não são visíveis, isso torna o diagnóstico mais difícil.

Inicialmente, o psiquiatra acolherá o paciente e, através de uma boa conversa, conhecerá a sua história. Procurará entender as causas das questões que o paciente tem enfrentado para conseguir proceder da melhor forma. Se necessário, também poderá fazer um exame físico, a fim de detectar alterações corporais provocadas pelo estado de saúde mental do paciente.

Ao entender as motivações e reais necessidades do paciente, indicará o melhor tratamento para que a sua dor seja resolvida de forma eficiente e comprometida. Um medicamento poderá ser prescrito junto a um processo psicoterápico, para que o acompanhamento do paciente seja feito de forma responsável.

Quando se deve consultar um psiquiatra?

Não existe regras ou nada específico que nos diz o momento certo para se procurar um psiquiatra, mas é importante observar alguns pontos.

Quando os problemas de ordem emocional passam a interferir de forma recorrente nas atividades rotineiras da pessoa, quando a insônia começa a ser frequente ou as mudanças ou estados de humor interferirem no trabalho e na relação interpessoal, tem-se um ponto de alerta.

    •  A ansiedade
    • Mudanças de humor muito frequentes
    • Problemas relacionados ao sono
    • Dificuldade para se livrar de algum vício
    • Transtornos emocionais muito graves

O estilo de vida moderno cursa com situações que favorecem mudanças de humor repentinas que, às vezes, ocorrem até mesmo por motivos banais. No entanto, se essas alterações no humor ocorrem com muita frequência, podem ser indícios de que algo não está bem.

A maioria das pessoas enfrenta, casualmente, dificuldades para dormir. No entanto, se você passa por crises de insônia frequentes e que prejudicam o desempenho das suas atividades diárias, é importante buscar ajuda de um psiquiatra.

Se tem dificuldades em abandonar alguns hábitos pouco saudáveis como o abuso de álcool, cigarro ou de certos tipos de drogas, normalmente utilizados como uma válvula de escape para outros problemas. O ideal é procurar ajuda especializada o quanto antes.

A ansiedade também pode desencadear uma série de reações físicas no corpo, como taquicardia, palpitações, tremedeira e falta de ar.

Esta é uma especialidade médica que busca prevenir, diagnosticar e tratar diferentes tipos de doenças e distúrbios mentais.

As emoções fazem parte da vida de todo ser humano e elas são necessárias para que expressemos nossos sentimentos. Lidar bem com elas é fundamental para que tenhamos uma vida plena. Sentir-se chateado após brigar com alguém, irritado com alguma desavença, triste por uma nota baixa ou por algo não ter saído como planeado, é normal. No entanto, quando as reações a esses acontecimentos começam a tomar proporções maiores, o sentimento de frustração ser intenso e a capacidade de recuperação parecer prejudicada, é um sinal de que a consulta com um psiquiatra pode ser necessária.

Quando problemas de ordem emocional atingem um ser humano, sua produtividade no trabalho é prejudicada e as atividades de lazer também, pois os dissabores são mais frequentes e intensos, gerando um ciclo vicioso de insatisfação, que precisa ser interrompido.

Não deixe a sua saude mental de lado. Atue Já! Marque uma consulta na Clinica Sta Maria Adelaide.

Gostou? Partilhe o nosso artigo :) Obrigado

O QUE DIZEM OS NOSSOS PACIENTES

“A simpatia da equipa multidisciplinar e a delicadeza do corpo clínico, transmitem a confiança necessária para voltar sempre com a certeza que será sempre uma boa experiência.”

Daniel Pinhal

“Para mim a clínica Santa Maria Adelaide é sinónimo de confiança,profissionalismo e simpatia.

Agradeço o empenho de todos os que lá trabalham e com a certeza que voltarei sempre”

Carla Machado

Horário de funcionamento

Segunda a Sexta13:00 – 21:00

  +351 911 949 443

Localização

Marcar Consulta

2021-04-19T12:19:01+00:00
Go to Top